07/11/2008

Conversas sobre Arqueologia de Chimpanzés



Conversas sobre Arqueologia de Chimpanzés”

31 de Outubro 2008, pelas 18h30, teve lugar nos Paços Novos do Castelo de Leiria, a segunda sessão do ciclo de conferências sobre arqueologia, subordinada ao título “Conversas sobre Arqueologia de Chimpanzés”.

Esta conferência, cuja entrada é livre, divulga o trabalho “Da Arqueologia em Autarquias até à Arqueologia de Chimpanzés: Conciliar Trabalho Público e Investigação Científica em Portugal”, desenvolvido por

Susana Carvalho, investigadora do Município.

É possível conciliar serviço público e investigação científica em Portugal? Como se passa da Arqueologia convencional para outras arqueologias, neste caso, a Arqueologia de Chimpanzés? E qual a possível ligação entre o legado histórico e arqueológico do Município de Leiria e esta investigação interdisciplinar na área da Evolução Humana?

Uma viagem que parte de Leiria, um concelho muito especial para a Arqueologia e vai até África, à Guiné Conakry, numa remota floresta tropical onde grupos de chimpanzés, os nossos parentes mais próximos, são observados a utilizar ferramentas várias de pedra para partir nozes. Esta viagem termina em Koobi Fora, no Quénia, à beira do Lago Turkana, onde, curiosamente, são estudados presentemente martelos e bigornas com 1.5 milhões de anos, que parecem muito semelhantes aos utensílios dos chimpanzés…

*******************************************************************************

Conversas sobre Arqueologia de Chimpanzés - 1



Sem comentários: